Sociedade confere resultados da parceria entre Fasepa e ONG Noolhar

Um adolescente em cumprimento de medida socioeducativa mostrou à sociedade como a educação ambiental é um instrumento de resgate de valores sociais na vida de adolescentes que cometeram atos infracionais. Pedro* (nome fictício), com 17 anos, produziu 12 puffs com garrafas PET que fizeram parte do cenário da Rádio Cultura FM durante a XVII Feira Pan-Amazônica do Livro, em Belém.

novo


Este é um dos frutos da aparceira entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e a ONG Noolhar, que possibilitou que adolescentes internos das unidades de atendimento socioeducativo aprendessem a desenvolver atividades socioambientais e gerar renda com isso. Cumprindo Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida, Pedro foi um dos adolescentes alunos das oficinas da ONG dentro da Fasepa em 2012.


Pelo bom trabalho desenvolvido foi indicado para produzir os puf’s que decoraram o estande da emissora de rádio da Funtelpa. “Uma atividade que tira do meio ambiente garrafas PET que podiam estar poluindo, gerando renda para a família desses internos. O Pedro nunca tinha sentado em uma máquina de costura. Hoje ele faz trabalhos em cima do que aprendeu nas oficinas ministradas na Fasepa e a Noolhar repassa pedidos pare ele”, conta Marcos Wilson, presidente da ONG.


Foram 32 garrafas PET utilizadas para cada puf produzido, totalizando 384 garrafas de plástico que poderiam estar degradando o meio ambiente. Após terem decorado o estande da Rádio Cultura FM na Feira do Livro deste ano, os puffs irão decorar cenários dos programas de rádio e TV da Funtelpa.


“A ONG Noolhar faz um trabalho interessante. Os frutos estão sendo colhidos até agora, como nas exposições, nos eventos que os meninos participam e apresentam aquilo que eles sabem fazer e no potencial que eles desenvolveram no projeto. Gostaríamos de continuar com este projeto, só que a nossa parceria precisa avançar para um convênio com a ONG Noolhar, porque assim será uma ação continuada”, afirma a presidente da Fasepa, Terezinha Cordeiro.

Fonte: agenciapara.com.br

 
Copyright - Noolhar
Todos os direitos reservados