UBAC: Lado norte, sombrio, de uma montanha, que contém menos árvores e que tem uma linha de neve mais baixa.
UBÍQUA: Espécie que tem ampla distribuição mundial ou cosmopolita, pandêmica.
UBIQUIDADE: Grau de intensidade de distribuição de uma espécie sobre determinada área.
UC - UNIDADE DE CONSERVAÇÃO: Espaço territorial e seus recursos ambientais que possuem características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
UGE: Unidade Gestora Executora.
UGR: Unidade Gestora Responsável.
UICN: União Internacional pela Conservação da Natureza.
ULTIMO PAVIMENTO: Camada mais alta de uma comunidade florestal.
ULTRAHALINA: Água do mar que apresenta uma salinidade maior que trinta partes por mil.
ULTRAVIOLETA: Radiação eletromagnética produzida por descargas elétricas em tubos de gás; cerca de 5% da energia irradiada pelo Sol consiste nessa radiação.
UMBELIFORME: Em forma de guarda-chuva.
UMBRÓFILA: Planta adequada ao crescimento em ambientes sombreados.
UMBRÓFITA: Planta adaptada a locais sombreados.
UMIDADE ABSOLUTA: Massa de água contida na unidade de volume de ar, também chamada de concentração de vapor ou densidade de vapor.
UMIDADE DE MURCHAMENTO: Percentagem de umidade do solo em que uma planta indicadora atinge um estado de murcha que se mantém mesmo em atmosfera saturada.
UMIDADE DO SOLO: Água do solo que se apresenta em condições de não-saturação.
UMIDADE HIDROSCÓPICA: Quantidade de vapor de água absorvida por um solo sob condições específicas.
UMIDADE RELATIVA: Para uma dada temperatura e pressão, a relação percentual entre vapor d´água contido no ar e o vapor que o mesmo ar poderia conter se estivesse saturado, a idênticas temperatura e pressão.
UNEP: United Nations Environment Programme ou Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Criado em 1972 com o objetivo de aumentar o nível de consciência e ação ambiental em termos mundiais.
UNIDADE DE MANEJO FLORESTAL: Área submetida ao manejo florestal, correspondendo ou não à área total da propriedade.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE PROTEÇÃO INTEGRAL: Áreas destinadas à manutenção dos ecossistemas, livres de alterações causadas pela interferência humana.
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO DE USO SUSTENTÁVEL: Áreas onde a exploração é permitida de maneira a garantir a perenidade dos recursos ambientais renováveis e dos processos ecológicos, mantendo a biodiversidade e os demais atributos ecológicos, de forma socialmente justa e economicamente viável.
UNIFORMITARISMO: Suposição de que processos geológicos naturais afetando a terra ainda estão operando na mesma velocidade e intensidade que tinham no período geológico.
UNIMODAL: Referente à distribuição de uma população ou freqüência que apresenta uma única moda ou pico.
UNIVOLTINA: Designação de população ou espécie que apresenta uma única geração por ano.
UPA: Unidade padrão de área, aceita internacionalmente, para quantificar o plâncton em águas de abastecimento.
UPWELLING: Processo em que os ventos alísios sopram constantemente em direção contrária às margens, empurrando as águas da superfície, que assim são substituídas por águas mais profundas, que sobem para ocupar o vazio.
USINA DE ENERGIA TERMO-SOLAR: Usinas que contam com grandes espelhos que refletem a luz solar para o equipamento coletor de calor central, composto de vários tubos contendo água ou óleo. O calor capturado pelo líquido é usado para gerar eletricidade.
USINA DE RECICLAGEM: Separação de materiais do lixo que podem ser reaproveitados.
USINAS DE ENERGIA DE RESÍDUOS: Usinas que queimam produtos residuais, como resíduo sólido municipal, para gerar eletricidade.
USO CONSULTIVO: Quantidade total de água usada pela vegetação para transpiração ou formação de tecidos da planta, mais a evaporação da umidade do solo e água interceptada.
USO MÚLTIPLO: Manejo de áreas visando sua utilização simultânea para diversas finalidades.
|