RAÇA: Categoria, classe ou grupo de pessoas com certas e determinadas qualidades ou predicados.
RAÇA ECOLÓGICA: Conjunto de populações com distribuição restrita e que está adaptada somente às condições de um habitat local.
RADIAÇÃO: Forma de transferência de calor; energia emitida ou que se desloca em forma de ondas eletromagnéticas, fótons, ondas acústicas ou partículas subatômicas.
RADIAÇÃO FOTOSSINTETICAMENTE ATIVA: Comprimentos de onda de luz que são capazes de impulsionar o processo da fotossítese.
RADIOATIVIDADE: Propriedade de determinadas substâncias de emitir partículas ou radiação em substâncias que sofrem decomposição radiativa.
RADIOATIVO: Que tem radioatividade.
RADIOLÓGICO: Que emite radiação apenas quando conectado à corrente elétrica.
RÁDOM: Gás radioativo liberado naturalmente durante a decomposição do urânio, presente em diversos tipos de solos e rochas.
RADURA:Símbolo que indica alimentos que foram irradiados.
RAVINA: Pode designar o curso de água que cai de local elevado ou a escavação feita no solo pelas águas da chuva.
RAVINAMENTO: Erosão causada pela concentração da água de escoamento, criando fissuras na superfície do solo.
REBIO - RESERVA BIOLÓGICA: Unidade de conservação em terras públicas com o objetivo de conservar todos os atributos naturais existentes no território sem interferência humana direta.
REBOLEIRA: É a parte mais densa de uma serra ou bosque.
RECICLAGEM: Processo de reutilização de algum material descartado, alterando suas propriedades físicas e fisico-químicas, tornando-os insumos destinados a processos produtivos, tratamento de resíduos ou de material usado.
RECOMPOSIÇÃO: Restauração natural de determinado ambiente, sem a ação do homem.
RECOMPOSIÇÃO FLORESTAL: Ação que visa a restauração natural da área objeto de exploração florestal.
RECUPERAÇÃO: Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não-degradada, que pode ser diferente da sua condição original.
RECURSO AMBIENTAL: Qualquer recurso natural, como os elementos da biosfera, águas, atmosfera, fauna e flora.
RECURSOS BIOLÓGICOS: Conjunto que engloba os organismos vivos existentes na natureza.
RECURSOS DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS: Referente às quantidades de combustíveis fóssies existentes no interior da Terra.
RECURSOS NÃO-RENOVÁVEIS: Recursos que são dificilmente repostos pela natureza. Exemplos: petróleo, carvão fóssil.
RECURSOS NATURAIS: Fontes de riquezas materiais que são naturais, como florestas ou reservas minerais, mas que, se forem muito exploradas tais recursos podem se extinguir.
RECURSOS RENOVÁVEIS: Bens naturais com capacidade de reprodução ou regeneração que podem ser retirados da natureza e depois repostos, como árvores e animais, ou que não tenham necessidade de reposição, como energia solar ou ventos.
REDEMOINHO: Movimento aspiral das correntes oceânicas.
REDES DE ARRASTÃO: Equipamentos de pesca utilizados para a captura de grande quantidade de atuns.
REFLORESTAMENTO: Atividade que visa recompor determinada área florestal para a recuperação de ecossistemas (reflorestamento ecológico) ou para futuro abate e comercialização (reflorestamento econômico).
REFÚGIO: Área protegida que visa a proteção da biota.
REFÚGIO DA VIDA SILVESTRE: Unidade de conservação de proteção integral cujo objetivo é proteger ambientes naturais onde se asseguram as condições existenciais ou de reprodução de espécies ou comunidades da flora local ou da fauna residente ou migratória.
REGIÃO LIMNÉTICA: Região de um lago, freqüentemente com abundância de plâncton. Embora receba luz solar, é muito profunta para que sua vegetação desenvolva raízes.
REGIÃO PROFUNDA: Referente ao nível de profundidade de um lago no qual a luz do Sol não penetra.
REINTRODUÇÃO: Devolução, a um ecossistema, de uma espécie vegetal ou animal que dele havia desaparecido.
RELACIONAMENTO PREDADOR-PRESA: Interação entre dois animais em que um deles mata e come o outro. O primeiro é o predador e o animal morto é chamado de presa.
RELACIONAMENTO SIMBIÓTICO: Relação em que dois organismos de diferentes espécies vivem juntos, por longo período de tempo, em contato físico íntimo, com um ou ambos se beneficiando de alguma maneira. Pode ser observado em quatro categorias: parasitismo, comensalismo, mutualismo e parasitoidismo.
RELICTO: Fragmento de comunidade de fauna ou flora, em locais ou hábitats isolados, remanescentes de populações maiores.
REMANSO: Água aparentemente parada na curva de um rio ou num recanto de lago, lagoa ou mar, apresenta caracteres físicos e biológicos de estagnação.
REMEDIAÇÃO DE RESÍDUOS PERIGOSOS: Referente ao processo e ao setor comercial de limpeza de locais onde existam resíduos perigosos.
REOCRENO: Manacial cuja água flui e forma uma torrente.
REOTERMA: Fonte termal cuja água ao surgir, forma um curso.
REPRODUÇÃO ASSEXUADA: Tipo de reprodução que envolve apenas uma matriz e dispensa células sexuais.
REPRODUÇÃO SEXUADA: Tipo de reprodução em que os indivíduos são criados pela união de duas células chamadas de gametas.
RESEC - RESERVA ECOLÓGICA: Formas de vegetação natural de preservação permanente relacionadas no art. 2° do Código Florestal.
RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: Unidade de conservação cuja existência baseia-se em sistemas sustentáveis de exploração dos recursos naturais, desenvolvidos ao longo de gerações e adaptados às condições ecológicas locais, de modo que desempenham um papel fundamental para a proteção e manutenção da natureza.
RESERVA DE FAUNA: Área natural de domínio público, com populações animais de espécies nativas, residentes ou migratórias, adequadas para estudos técnico-científicos sobre o manejo econômico sustentável de recursos da fauna.
RESERVA FLORESTAL: Áreas naturais de preservação de grande extensão territorial e que não são habitadas.
RESERVA FLORESTAL LEGAL: Determinada área parte de uma propriedade rural, com tamanho variável onde não é permitido o corte raso.
RESERVA FLORESTAL OBRIGATÓRIA: Cobertura arbórea, dentro de propriedade particular, sujeita a regime especial, como determinado na legislação específica.
RESERVAS DE COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS: Referente às quantidades identificadas de combustíveis fósseis disponíveis para extração imediata.
RESERVATÓRIOS SOLARES: Usinas que usam a energia solar para aquecer a água.
RESEX - RESERVA EXTRATIVISTA: Área pública em que os recursos naturais podem ser explorados de forma racional, sem alterar o ecossistema.
RESÍDUO: Material nocivo ao meio ambiente e à saúde humana que é descartado por fenômenos naturais, pela ação humana ou animal.
RESÍDUOS FLORESTAIS : Sobras de material, resultado da ação sofrida pela matéria-prima florestal.
RESÍDUOS PERIGOSOS: Substâncias que representam perigo imediato ou a longo prazo para a saúde e o bem-estar dos seres humanos e do meio ambiente, durante seu transporte ou estocagem.
RESÍDUOS TÓXICOS: Tipo de resíduo perigoso. São substâncias que afetam negativamente os organismos, podendo ser danosos ou letais.
RESISTÊNCIA: Capacidade de um organismo de suportar determinadas temperaturas.
RESISTENTE AO FRIO: Capacidade de um organismo de sobreviver em temperaturas glaciais.
RESTAURAÇÃO: Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada o mais próximo possível da sua condição original.
RESTINGA: Região com lagoas e dunas; faixa formada pela deposição de areia e sedimentos paralelamente ao litoral.
REUC: Resumo Informativo sobre Unidades de Conservação.
RIMA: Documento que apresenta os resultados dos estudos técnicos e científicos de avaliação de impacto ambiental; Relatório de Impacto Ambiental.
RIO 92: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992.
ROÇADA: Corte de vegetação miúda, facilitando o trabalho de derrubada, para lavoura ou em terrenos destinados à prática agropastoril.
ROCHA ÍGNEA: Rocha formada do magma liquefeito esfriado e solidificado.
ROCHA ORIGINAL: Rocha da qual determinado solo é formado.
RODENTICIDA: Pesticida que mata roedores como ratos e camundongos.
ROTAÇÃO DE CORTE FLORESTAL: Intervalo entre a remoção completa de parte ou do total da plantação florestal de determinada área, e o próximo período de corte estipulado nesta mesma área.
ROTAÇÃO DE CULTURA: Prática de cultivo que implica a alternância de plantações a fim de que o nível de nutrientes do solo permaneça estável.
ROTAS MIGRATÓRIAS: São as rotas de migração de pássaros.
RPA: Recibo de Pagamento de Autônomo.
RPPN - RESERVA PARTICULAR DO PATRIMÔNIO NATURAL: Área protegida por sua biodiversidade, características paisagísticas ou aspectos ambientais. É uma área particular que passa a ser uma reserva a partir da iniciativa do proprietário e com o reconhecimento do Poder Público. Estas áreas podem ser usadas para pesquisas científicas, atividades recreativas e de educação ambiental.
RUPESTRE: Aquele que cresce e se desenvolve em paredes, rochedos ou afloramentos rochosos.
|