OCEANOGRAFIA: Estudo dos oceanos com interação de todo conhecimento relativo a seus limites físicos, além da química e física da água. Cobre também a biologia marinha e a geologia das margens e dos assoalhos oceânicos.
OCUPAÇÃO DO SOLO: Ato de tomar posse física (existência concreta de um grupo social) do solo para desenvolver uma determinada atividade.
OG: Organização Governamental.
OLHO D´ÁGUA: Local onde se verifica o aparecimento de água por afloramento do lençol freático em uma fonte ou mina d´água.
OLIGOTRÓFICO: Lagos que possuem pouca quantidade de elementos nutritivos de plantas e animais e onde falta uma estratificação nítida no que diz respeito ao oxigênio dissolvido no verão e no inverno.
OMBRÓFILAS: Espécie vegetal cujo desenvolvimento depende de regime de águas pluviais abundantes e constantes.
ONG: Organização não-Governamental; grupos de pressão social, de caráter diverso (ambientalistas, étnicos, profissionais etc) que não tenham relação com o Estado(Glossário Ibama, 2003).
ONÍVOROS: Animais que comem vegetais e animais.
OOLOGIA: Estudo dos ovos.
OPEP: Organização dos Países Produtores de Petróleo.
ORGANISMO: Qualquer ser vivo, unicelular ou multicelular, cujos componentes funcionam organicamente para realizar suas funções.
ORGANISMO GENETICAMENTE MODIFICADO (OGM): Organismo cujo DNA (material genético) tenha sido modificado por qualquer técnica de engenharia genética.
ORGANISMO VISADO: Os pesticidas são criados com o objetivo de matar determinada praga, chamada de organismo visado.
ORGANISMOS AERÓBICOS: Organismos que necessitam de oxigênio para sobreviver.
ORGANISMOS ANAERÓBICOS: Organismos que não necessitam de oxigênio para sobreviver.
ORGANISMOS BÊNTICOS: Indivíduos que vivem sobre ou próximos ao fundo de corpos de água.
ORGANISMOS NÃO-VISADOS: Referente a qualquer organismo afetado por um pesticida e que não seja a praga visada.
ORGANOCLORADOS: Inceticidas orgânicos sintéticos que contém, na sua molécula, átomos de cloro, carbono e hidrogênio.
ORGANOFOSFATOS: Uma das quatro principais categorias de inseticidas sintéticos. São considerados "pesticidas leves".
ORGANOFOSFORADOS: Pesticidas orgânicos sintéticos que em sua molécula contém átomos de carbono, hidrogênio e fósforo.
OS: Organização Social.
OSCILAÇÃO GENÉTICA: Processo em que ocorre cruzamento freqüente entre indivíduos portadores de um determinado genótipo.
OSTRICULTURA: Também conhecido como ostreicultura, é o cultivo de ostras.
OUTORGA: Ato administrativo pelo qual o poder público permite, por tempo derterminado, o uso de recursos hídricos, com o objetivo de controlar, conservar e proteger esses recursos, visando assegurar às gerações seguintes a nescessária disponibilidade de água em padrões adequados.
OVÍPAROS: Refere-se aos animais que põem ovos que são desenvolvidos e eclodem fora do organismo materno, como pássaros, anfíbios e a maioria dos insetos.
OVOVIVÍPAROS: Referente aos animais que produzem ovos que são desenvolvidos dentro do organismo materno e eclodem dentro ou logo após deixar o corpo da mãe. Por exemplo, os tubarões, lagartos e alguns insetos e cobras.
OXIDAÇÃO TOTAL: Processo de tratamento de águas residuárias em que os lodos biológicos são transformados por auto-oxidação.
ÓXIDO NITROSO: Gás estufa que contribui para o aquecimento global. É produzido a partir da decomposição de fertilizantes e resíduos de gado e da queima de combustíveis fósseis e outras formas de biomassa, como a madeira.
OXIGÊNIO DISSOLVIDO (OD): Oxigênio considerado em estado livre (molecular), proveniente da dissolução do oxigênio atmosférico , somado ao oxigênio da fotossíntese; também pode incluir-se o oxigênio puro.
OZÔNIO: Composto formado pela exposição do gás de oxigênio à radiação ultravioleta. O ozônio protege a Terra contra a radiação excessiva.
OZÔNIO ESTRATOSFÉRICO: Forma a camada de ozônio que protege a vida na Terra da luz ultra-violeta (UV).
|