- A -B - C - D - E - F - G - H - I - J - L - M - N - O - P - Q - R - S - T - U - V - X - Z
 

BACIA HIDROGRÁFICA: Também conhecida como bacia de captação ou bacia de drenagem; área de terras drenadas por um rio e seus afluentes.

BACTÉRIAS DENITRIFICANTES: São bactérias encontradas no solo e que, a partir de nitratos, produzem o nitrogênio livre que volta para atmosfera.

BACTÉRIORRIZA: Mutualismo encontrado entre bactérias do gênero Rhizobium e raízes de leguminosas.

BALANÃO ENERGÉTICO: Estudo que compara a energia que entra (em um sistema) no começo de um processo com a energia que sai ao seu final, considerando, ao mesmo tempo, as diferentes transformações que sofre a energia ao longo do mesmo" (Diccionario de la Naturaleza, 1987).

BALANÃO HÍDRICO: Balanão das entradas e saídas de água no interior de uma região hidrológica bem definida (uma bacia hidrográfica, um lago), levando em conta as variações efetivas de acumulação" (DNAEE, 1976).

BANCOS DE TERRA ESCAVADA: Referente aos danos causados pelos efeitos da mineração a céu aberto que não são restaurados.

BANQUISA: Águas em estado sólido sobre as águas oceânicas.

BARREIRA ECOLÓGICA: O conceito de barreira ecológica, desenvolvido para definir os limites biogeográficos de expansão das espécies, tem-se aplicado, em estudos ambientais, para designar tanto os obstáculos naturais quanto o resultado de algumas ações humanas que tendem a isolar ou dividir um ou mais sistemas ambientais, impedindo, assim, as migrações, trocas e interações. Por exemplo: a abertura de uma rodovia pode se constituir, ao atravessar uma floresta ou um pântano, em uma barreira ecológica; são formações que isolam uma espécie da outra. Fonte: Vocabulário Básico de Meio Ambiente

BAUBIOLOGIA: Refere-se ao estudo do impacto do ambiente de uma construção sob a saúde de seus ocupantes.

BENTOS: Referente a organismos fixados no fundo de corpos d’água (bentos sésseis) e organismos móveis (bentos vagantes) que só se deslocam nas vizinhanças imediatas.

BIOACUMULAÇÃO:Processo em que um elemento químico tóxico se torna mais concentrado ao entrar na cadeia alimentar.

BIOCENOSE:Conjunto de seres vivos, dentro de um mesmo ambiente, em equilíbrio dinâmico.

BIOCIDA: Produto químico perigoso a todas as formas de vida.

BIODEGRADAÇÃO, BIODEGRADABILIDADE : Decomposição por processos biológicos naturais. "Processo de decomposição química, como resultado da ação de microorganismos" (The World Bank, 1978). "Destruição ou mineralização de matéria orgânica natural ou sintética por microorganismos existentes no solo, na água ou em um sistema de tratamento de água residuária (ACIESP, 1980)

BIODEGRADÁVEL : Aquilo que se decompõe em substâncias naturais pela ação dos seres vivos (microorganismos), de forma que possa ser reutilizado como nutrientes pelas plantas.

BIODIVERSIDADE : Diversidade biológica; grande diversidade de espécies e ecossistemas de uma determinada região, podendo ser considerada em quatro níveis: diversidade genética, diversidade de espécies, diversidade de ecossistemas e diversidade de comunidades.

BIOGÁS : Mistura de gases (40% de dióxido de carbono e 60% de metano). É produzido por uma bactéria anaeróbica que se alimenta de resíduos orgânicos. Também pode ser produzido controladamente em digestores de metano e usado como combustível.

BIOGEOGRAFIA : Estudo que analisa a distribuição atual e passada de plantas e animais.

BIOINCRUSTAÇÃO : Denomina o crescimento e colonização de plantas e animais em superfícies submersas, como cascos de embarcações ou bóias de sinalização marítima.

BIOLOGIA: Estudo dos organismos vivos e dos processos de vida.

BIOLUMINESCÊNCIA: Alguns organismos, como os pirilampos, são capazes de converter a energia química em luz, geralmente chamada de "luz fria", pois muito pouco calor é produzido.

BIOMA : Conjunto de ecossistemas terrestres caracterizados por seus tipos fisionômicos semelhantes de vegetação. O Brasil é dividido em sete biomas.

BIOMASSA: Porção de matéria orgânica que compõe os seres de um ecossistema existente em determinada área num determinado tempo.

BIOMINERAIS: Algumas plantas, chamadas de biominerais, são usadas para limparem ambientes contaminados, devido a sua capacidade de absorver altas concentrações de contaminantes do solo.

BIONTE : Organismo isolado, individual.

BIOSFERA: Área do planeta onde a vida se desenvolve naturalmente; camada encontrada entre a superfície terrestre, a atmosfera e o oceano.

BIOSSÓLIDOS: Matéria orgânica resultante do tratamento de esgotos sanitários e da compostagem do lixo, cujo teor de umidade lhe proporcione condições de manejo como sólido. (Fonte: Glossário de termos usados em atividades agropecuárias, florestais e ciências ambientais - BNDES, 2004)

BIOTA: Refere-se à parte que tem vida num ecossistema; conjunto de plantas e animais de um ecossistema.

BIOTECNOLOGIA : Uso da ciência aplicada, desenvolvida principalmente a partir de organismos vivos ou partes destes para produzir ou modificar produtos, melhorar geneticamente plantas ou animais, ou desenvolver microrganismos para fins específicos. Tem a biodiversidade como matéria prima e é a chave de acesso para sua utilização em larga escala.

BIÓTICO : Refere-se a organismos vivos ou organismos produzidos por eles; conjunto de seres animais e vegetais de uma região.

BIÓTOPO : Lugar onde se encontra qualquer forma de vida; é o componente físico do ecossistema.

BOCA-DE-LOBO: Abertura localizada na sarjeta ou sob o meio-fio ou calçada, que tem a finalidade de captar as águas pluviais que escoarem pelas sarjetas para em seguida conduzí-las ao sistema de drenagem (ABNT).

BORDA DE TABULEIRO OU CHAPADA : Locais onde tais formações topográficas terminam por declive abrupto, com inclinação superior a 100% (cem por cento) ou 45° (quarenta e cinco) graus. Fonte: Resolução CONAMA 004/85.

BOSQUE: Vegetação arbórea esparsa, mais espaçada que uma floresta, porém não forma um dossel contínuo.

BOTÂNICA: Área da biologia que estuda as plantas.

BREJO: Área encharcada e plana, comum em zonas de transbordamento de rios.

BURACO DA CAMADA DE OZÔNIO : Regiões de baixa densidade de gás ozônio na camada que filtra os raios ultravioletas do sol (camada de Ozônio), descoberta em 1989.

 
 
 
 
 
© Copyright - Noolhar
Todos os direitos reservados
.